Florianopolis SC
Florianópolis >>>    Lista completa de Pousadas em Florianopolis SC Lista completa dos Hoteis de Florianopolis SC Lista completa das Imobiliarias para alugar na temporada em Florianopolis SC Lista de apartamentos para aluguel de temporada em Florianopolis SC
               Español            Camboriu / Bombinhas / Mariscal / 4 Ilhas / Garopaba / Praia do Rosa / Ferrugem / Ibiraquera
Cidade de Florianopolis SC
 

Onde se hospedar em Florianopolis SC
  


     Florianópolis SC > Pousadas > Hotéis > Aluguel Temporada > Apartamentos > Réveillon

FLORIANÓPOLIS SC - ILHA DE SANTA CATARINA

Florianópolis é a atual capital do Estado de Santa Catarina . Se localiza quase na sua totalidade na ilha de Santa Catarina , tendo uma pequena porção continental frente a área central da cidade .  A grande Florianópolis fica constituída pela soma dos municípios de São José , Palhoça e Biguaçu . Todos estes municípios com seus respectivos bairros formam a trama urbana da cidade de Florianópolis e Grande Florianópolis .

Floripa , como é chamada carinhosamente , é um dos maiores pólos turísticos do Sul do Brasil . Durante a temporada de verão sua população se duplica . Milhares de turistas provenientes de todo o Brasil chegam a Florianópolis para desfrutas de suas praias . Se somam a este grupo turistas provenientes dos países vizinhos , principalmente da Argentina .  A quantidade de argentinos que veraneia nas praias do Norte da Ilha é impressionante . Recentemente a participação de Floripa no mercado nacional de eventos e congressos a posicionou no mercado como uma capital ótima para este tipo de reuniões de negócios e lazer .

Os serviços de hotelaria localizados no centro da cidade , próximos ao Centro Sul ( centro de convenções ) evoluíram muito nos últimos anos . A recente chegada deste “turismo de eventos” veio a dar uma proposta de continuidade anual aos serviços de hospedagem na ilha que antigamente dependiam somente da temporada de verão . .

Também acontecem eventos e congressos em diversos hotéis da Ilha de Santa Catarina , particularmente no Costão do Santinho , localizado na praia homônima . Está prevista em breve a inauguração do Centro de Convenções da Praia de Canasvieiras . Todos estes projetos visam fazer da demanda turística uma constante estável nos bairros do norte da ilha durante o ano inteiro .

Florianópolis é uma cidade de moda no Brasil . Posicionada na mídia pelas suas belezas naturais , e principalmente na rede de televisão O Globo que nos últimos anos vem apresentando Floripa e suas belezas naturais . Uma cidade de alto padrão e nível de vida .

O crescimento imobiliário acompanhou o desarrolho do município em todas suas áreas e regiões . O tamanho da ilha , suas belezas naturais , suas férteis terras ... tudo isto contribuiu para provocar uma constante imigração e aumento da população . Atualmente a face turística de Florianópolis é muito importante para o comércio e município . Há muitos balneários em diversas praias da ilha , alguns com uma população estável considerável . Dependem economicamente do fluxo turístico , principalmente nas temporadas de verão , em réveillon e carnaval .

Uma das datas mais importantes é sem dúvidas o Réveillon . A virada do ano na ilha é fantástica . Diversos eventos são organizados pela Prefeitura Municipal ( queima de fogos na Avenida Beira Mar Norte da ilha ) . Shows com cantantes e artistas são oferecidos de forma gratuita a população e visitantes . A festa da virada de ano em Floripa é memorável . Pode se escolher qualquer praia da ilha para passar o Réveillon . Cada uma delas tem suas características .

De qualquer maneira a queima de fogos de artifício se da em todas as praias da ilha . Na orla marítima formada pelas praias do norte da ilha , a queima de fogos em Jurerê e Jurerê internacional consegue ser vista desde Ponta das Canas . Entanto Canasvieras e Cachoeira se deleitam com seus próprios fogos . A Lagoa da Conceição tem um réveillon fantástico . No sul de ilha , Campeche sem duvidas sai na frente . No entanto a festa se desarrolha sempre num clima tranqüilo e com segurança . Ocorrências são mínimas em consideração a quantidade de pessoas que curtem o réveillon em Florianópolis .

O Carnaval é outra data interessante em Floripa . Inúmeras atrações se apresentam pelos quatro cantos da ilha . Se deve estar bem programado e informado dos horários e datas específicas para cada evento e assim poder curtir o melhor carnaval do Sul do Brasil . Há tradicionais eventos de rua em diferentes áreas da cidade abertos ao publico . O Carnaval de Florianópolis tem também um Sambódromo , onde desfilam sociedades carnavalescas em blocos e enredos com carros alegóricos . A passarela do Samba Nego Quirido se localiza bem no centro da cidade no aterro da Baia Sul . A Hospedagem nos Hotéis do Centro se faz muito conveniente para que vem a desfrutar esta festa . Sábado e Domingo são os dias em que sempre desfilam as escolas do samba de Florianópolis no Nego Quirido , nome que vem em homenagem a um fantástico sambista “ das antigas “ .

Floripa oferece aos visitantes espetaculares situações e palcos para desfrutar de relax , sossego , agito , balada , praia ...
Não há como em umas poucas linhas descrever tamanha beleza .. Quem sabe para abordar este ângulo , nada melhor que lhes apresentar a letra do hino oficial de Florianopolis  : “Rancho de Amor à Ilha” ( 1965 Claudio Alvim Barbosa – “Zininho” )

Um pedacinho de terra,
perdido no mar!...
Num pedacinho de terra,
beleza sem par...

Jamais a natureza
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto pra cantar

Num pedacinho de terra
belezas sem par!
Ilha da moça faceira,
da velha rendeira tradicional
Ilha da velha figueira
onde em tarde fagueira
vou ler meu jornal.

Tua lagoa formosa
ternura de rosa
poema ao luar,
cristal onde a lua vaidosa
sestrosa, dengosa
vem se espelhar...

 

 

 

Caso tenha assistido este vídeo do youtube o conheça esta  canção .. que mais podemos agregar ...
Somente que venha para Floripa ! Venha nos visitar ! Venha curtir conosco ! Venha a desfrutas das belezas naturais ! Venha se aproximar da natureza ! Venha de qualquer jeito !!! Viva Floripa !

HISTORIA

A História de Florianópolis se deve começar a abordar tendo em conta toda a geografia da ilha em seu conjunto , junto com todas as atividades do lado continental .

Há vestígios e elementos que provam a existência de moradores antigos na região inteira . Incluido a ilha do Campeche .  Esta tipologia de habitante foi denominada de “ Homem de Samabqui “ . Eles deixaram numerosas inscrições rupestres nas rocas e em cavernas . Estes sítios arqueológicos atualmente podem ser visitados pelos turistas . Objetos achados foram submetidos a diversos testes para determinar a data cronológica da sua elaboração . Os dados apontam a mais de 4800 anos atrás .

Não resulta difícil compreender a eleição desta área para assentamentos humanos tão primitivos . Estas terras sempre foram fartas e generosas em abrigo e alimentos . Sejam eles de terra , ou do mar . O clima durante o ano é extremadamente apto para assentamentos estáveis e duradouros .

Durante os séculos IX e X há registros de populações indígenas pertencentes aos povos Tapuias que habitavam também toda a região continental circundante da Ilha de Santa Catarina . Em algum momento do século XI foram expulsos por um novo povo indígena proveniente da região Amazônica . Estes recém chegados pertenciam ao tronco genético dos povos Tupis . Na chegada dos europeus a região , os índios Carijós eram os herdeiros de esta genética e do seu tronco lingüístico . A ilha era chamada de “ Meiembipe “ pelos Carijós , que significava região montanhosa , ou montanha alongada no mar .

Povo dócil e sumamente acolhedor que chegou a ser escravizado por algumas populações de colonos portugueses a pesar de não estar permitido nem pela igreja , nem pela coroa portuguesa a escravidão de povos indígenas nativos . A autoridade Cristã de Roma tinha classificado a estes nativos sul americanos diferente das populações africanas .  Por outro lado a Coroa Portuguesa não queira que surgisse uma concorrência dentro das colônias de produtos ( escravos ) na qual ela tinha o monopólio e o fornecimento constante e farto garantido pelos seus dominhos na África .

Quer dizer que nunca foi uma questão da cor da pele , ou da aptidão para o trabalho o que fez que não se escravizasse massivamente as populações indígenas originarias americanas . Foi um simples fato econômico abominável ; que levou as nações e tribos africanas a um genocídio sem precedentes na história humana .

Desta maneira é fácil imaginar que aos começos das navegações européias , toda embarcação que precisasse se abastecer de água ou alimentos iria a parar seus barcos nas tranqüilas e protegidas águas que ofereciam a baia norte e sul da atual Florianópolis . Somado a simpatia e docilidade dos índios Carijós que os recebiam e trocavam produtos com eles . Pesados , Frutas e todo tipo de produto comestível era trocado por tecidos e elementos forjados de metal . Há relatos de diversos navegadores que circulavam pelo Atlântico Sul em direção aos domínios espanhóis ou em direção ao estreito de Magalhães com a intenção de cruzar ao oceano Pacífico . Incluindo russos e japoneses . Neste caso existe um relato que uma tripulação Japonesa nos brinda , e é formidável . Narrando o que viam com sua estrutura cultural e lingüística nipona .

Houve sempre pessoas ou famílias que acabavam morando em alguma praia da região . Geralmente provenientes de naufrágios ,  fugindo de situações políticas ou judiciais , ou mesmo surgidas de situações de impossibilidade de continuar navegando  . O trafego de embarcações que passava pela Ilha sempre foi muito importante . Frotas das principais potencias navais internacionais competiam por áreas no novo mundo que brindassem lucro econômico .Espanhóis , Portugueses ,  Ingleses , Franceses , Holandeses junto com  piratas e corsários provenientes de todas as nações competiam por obter estes tesouros .

Com a chegada dos Portugueses o processo de consolidação do seu território levou à Ilha de Santa Catarina a ser considerada importante e estratégica .  Em 1640, Portugal obteve novamente sua independência e tornou o povoamento das regiões sul do Brasil uma prioridade . No ano de 1675 o bandeirante paulista Francisco Dias Velho chegou a ilha de Santa Catarina e fundou o primeiro povoado oficial ;  Nossa Senhora do Desterro .

A História de Dias Velho se vê marcada pelo  desembarque de uma embarcação pirata vinda do Peru na atual praia de Canasvieiras com um grande carregamento de prata  ( 1686 ) . Há divergências em quanto ao nome do seu capitão ;  se o inglês Robert Lewis ou se o holandês Tomas Frins . A questão é que estes piratas pretendiam esconder seu carregamento em algum lugar deserto da ilha para continuar seu “ trabalho “ sem esse peso e valor . O fato foi que Dias Velho atacou por terra aos piratas matando muitos deles e obrigando a embarcação a abandonar a baia e fugir ao mar aberto .

O destino da prata recuperada é controverso ... há alguns historiadores que apontam a tese de que a prata foi enviada a Santos , outros que ficou em parte na ilha . Um ano depois chegou e atacou pela atual Beira Mar Norte um navio Corsário ( 1687 ) . Capturaram a Dias Velho e a quase toda a população que não consegui fugir pelo mato . O mataram na capela de Nossa Senhora do Desterro de um tiro na cabeça e maltrataram a sua família . Incendiaram grande parte da vila destruindo o povoado . Os atacantes eram de fato Corsários , isto é possuíam e estavam atuando em função da Carta do Corso ; documento mediante o qual a Rainha da Inglaterra lhes dava permissão para atacar , saquear e aprisionar barcos espanhóis . O estado de guerra entre os estados de Inglaterra e Espanha lhe “permitiam” esta estratégia . De fato um roubo que brindava uma excelente ganância a Coroa Inglesa e um pequena comissão das ganâncias para estes navegantes mercenários .

As poucas pessoas e famílias que permaneceram no Povoado tiveram que aguardar até 1726 que Nossa Senhora do Desterro fosse elevada à categoria de Vila . Até então pertencia à jurisdição de Laguna . Em 1737 se inicia a atuação militar permanente na Vila . Conjuntamente se procura estabelecer e aumentar o povoamento das diversas regiões da área trazendo imigrantes portugueses provenientes das ilhas Açores e Madeiras .   Se estabeleceram “armações” relacionadas à pesca da baleia e seus produtos derivados de carne e óleos .

A proclamação da República elevou a Vila à categoria de Cidade com o nome de Desterro . Este nome começou a receber certas críticas de setores da sociedade que sempre tentaram  modificar-lo . Finalmente ,  e até certo ponto “tragicamente”,  o atual nome de Florianópolis vem em homenagem ao segundo Presidente da Republica Marechal Floriano Vieira Peixoto  ( O Marechal de Ferro ) . Alagoano , o “ Consolidador da República “  Durante a revolução federalista de 1894 a resistência fazendeira gaucha estava fortemente armada . Setores catarinenses concordavam com estes revolucionários gaúchos . Também  simpatizaram com a segunda Revolta da Armada originada no Rio de Janeiro .

Foram derrotados ; aprisionados e neste caso alguns moradores da ilha fuzilados  na fortaleza  de Santa Cruz de Anhatomirim. Até hoje existem moradores que gostariam de trocar o nome atual de Florianópolis . No entanto a popularidade a nível nacional e internacional que tem essa “ marca “ dificilmente possa ser modificada .

Atualmente é a capital do Estado de Santa Catarina .

       Alugueis selecionados e recomendados / Florianópolis SC

Pousada Moradas Ingleses de Florianópolis SC Pousada Moradas Ingleses ( Ingleses )
Apartamentos mobiliados e decorados para até 6 pessoas . Distantes do mar : 42 metros . Distantes do Centro de Lazer e Comercio : 100 mts
- Telefone : (48) 9977-6369 / >> Email > Web Site / Pagina web / Mapa de localização
 
Apartamento Mariot de Florianópolis SC Apartamento Mariot ( Canasvieiras )
13 Apartamentos : 1 dormitório + 1 dormitório ( cobertura ) + 2 dormitórios ( cobertura ) . Totalmente equipados , com cozinha , ar condicionado e ventilador de teto , TV a cabo, internet, roupa de cama e estacionamento rotativo ...
- Telefone : 55 (48) 3266-2040 / 9608-9442 / 8464-6484 / >> Email > Web Site / Pagina web / Mapa de localização
 
Apartamento Residencial Toca da Coruja de Florianópolis SC Apartamento Residencial Toca da Coruja ( Ingleses )
apartamentos com um ou dois dormitórios amplos e confortáveis, em local tranquilo e familiar. Possuem sala com mesa de jantar, TV, ventilador de teto, sofá cama e sacada com churrasqueira individual. Cozinha mobiliada com fogão, geladeira, armário e utensílhos, além de área de serviço com tanque e varal. Os quartos possuem ventilador de teto, cama e armário.
- Telefone : 55 (48) 9981-5609 ou (48) 3269-2828 / >> Email > Web Site / Pagina web / Mapa de localização
 

ALUGUEL DE TEMPORADA / FLORIANÓPOLIS - FLORIPA SC

Hoteis Pousadas Hostel
Imobiliarias Apartamentos Casas

 
Mapa de Florianópolis SC Ilha de Santa Catarina
 

Regiões onde se hospedar em Florianópolis

a) Região Central ( Centro ) : Hospedar-se na área central da cidade é muito conveniente em algumas situações . Visitantes de viagens comércio e participantes de congressos ou eventos são os principais usuários dos Hotéis do Centro da Cidade . Não são recomendados nem práticos para quem quer desfrutar das praias da ilha . Durante o Réveillon pode resultar interessante a hospedagem nesta região . Sua localização é estratégica e no caso dos Hotéis na Avenida Beira Mar Norte existem suítes de frente ao mar e Baia Norte onde acontece o Show da virada e são lançados os fogos de artifício.

b) Região Norte da Ilha :Hospedar-se nas praias do norte da ilha é a opção mais compartida pelos turistas visitantes . Há muitas praias belíssimas , com águas mornas , com e sem ondas ... para todos os gostos . Inclusive desde o ponto de vista da estrutura e sofisticação oferecidos . A emblemática praia de Jurerê Internacional possui casas de praia de altíssimo padrão que são oferecidas em aluguel de temporada , ou durante réveillon a valores consideráveis .
A Praia dos Ingleses que junto com Santinho marcam o canto de acesso pela SC 403 . A orla de Canasvieiras , Cachoeira , Ponta das Canas , Lagoinha e Praia Brava é acessada pela SC 401 . Praias mais populares , mais tranqüilas , mais isoladas ou até mais cosmopolita , como no caso de Canasvieiras com seu grande número de visitantes argentinos  .

c) Região Leste da Ilha :Hospedar-se nas praias da região leste da ilha é muito interessante . Basicamente a Barra da Lagoa é o ponto emblemático deste canto da ilha . A estrutura da Barra é muito boa , tanto desde o ponto de vista das hospedagens oferecidas , quanto do comercio de produtos e serviços que o bairro brinda .  A população nativa de raízes pesqueiras consegui desarrolhar um ambiente muito agradável para a visita e passeio turístico . É a praia que mais Hostel possui , fato que marca a vanguarda na observação desta tendência de hospedagem mundial  . Visitantes estrangeiros , europeus e de outras regiões do mundo tem a Barra da Lagoa o lugar escolhido para se hospedar em Floripa . Completam esta opção geográfica as hospedagens da Praia Mole e Joaquina . Não são muitos numericamente , no entanto existem opções de destacada e grande categoria .

d ) Região Sul da Ilha :Hospedar-se nas praias da região Sul leva a opções menos sofisticadas em geral , e muito mais próximas da natureza . De maneira geral o sul da ilha é mais agreste , com um contato maior com a natureza . Incluindo as características pesqueiras dos nativos de alguma comunidades nestas praias . Todo leva a um ambiente mais “natural” ... não tão urbanizado nem comercializado ... O Campeche poderia ser o centro de maior sofisticação da região já que é muito grande e existem nele imóveis de alto padrão que junto com destacados hotéis e pousadas  formam um leque excelentes opções de hospedagem nesta praia .  Armação , Lagoa do Perí , Pântano do Sul e praias vizinhas formam a área mais nativa e natural desta opção . De qualquer maneira os serviços turísticos estão muito bem distribuídos em toda a região sul .

c) Região Lagoa da Conceição :Hospedar-se na Lagoa da Conceição é fantástico . No centro da ilha , facilmente pode-se locomover a qualquer canto dela com um carro a disposição . A Lagoa possui seu próprio e importante centro comercial .  É a região de Florianópolis onde se concentram os bares e casas noturnas que promovem o agito noturno . Existem diversas opções de hospedagem no centrinho da Lagoa .  Existem outras opções considerando todas as margens que de fato tem a grande Lagoa da Conceição ... há hospedagens no Canto da Lagoa , na Costa da Lagoa e Porto da Lagoa .  

 
 
 
 
 
 

Reserve AGORA sua Pousada on line

Faça sua reserva já !
Garanta sua vaga na pousada escolhida na data desejada ! Através da booking.com você poderá reservar , e pagar sua hospedagem com cartão de credito parcelado . Garantindo segurança , tranquilidade e a melhor tarifa . Não são cobradas taxas de reservas .
.

 






 
Compre online suas passagens de ônibus com a ClickBus  
 

 

 
Aluguel de temporada em Canasvieiras Florianopolis SC
 


FLORIANÓPOLIS SC

. Aeroporto Hercílio Luz
    - Linhas Aéreas
    - Linhas ônibus locais
    - Transfer / Traslados
. Rodoviária Rita Maria
    - Empresas & Destinos
. Sistema integrado Transp.
    - Diagrama de Uso
. Locadoras de Carros
. Passeios de Barco
. Aluguel de temporada
. Réveillon
. Carnaval
. Consulados Estrangeiros

POUSADAS

. Armação
. Barra da Lagoa
. Cachoeira do Bom Jesus
. Campeche
. Canasvieiras
. Canto da Lagoa
. Corrego Grande & Pantanal
. Costa da Lagoa
. Florianopolis Selecionadas
. Jurere Internacional
. Joaquina
. Lagoa da Conceição
. Lagoinha
. Morro das Pedras
. Pantano do Sul
. Ponta das Canas
. Porto da Lagoa
. Praia Brava
. Praia da Daniela
. Praia dos Ingleses
. Praia Mole
. Ribierão da Ilha
. Rio Tavares
. Rio Vermelho
. Santinho
. Santo Antonio de Lisboa

       

 


HOTEIS

. Barra da Lagoa
. Cachoeira do Bom Jesus
. Campeche
. Canasvieiras
. Centro da Cidade
. Florianopolis Selecionados
. Estreito & Continente
. Joaquina
. Jurere Internacional
. Lagoa da Conceição
. Lagoinha
. Morro das Pedras
. Ponta das Canas
. Praia Brava
. Praia dos Ingleses
. Praia Mole
. Rio Vermelho
. Santinho

HOSTEL

. Armação
. Barra da Lagoa
. Campeche
. Canasvieiras
. Centro da Cidade
. Florianópolis selecionados
. Lagoa da Conceição
. Pântano do Sul
. Ponta das Canas
. Praia Mole
. Rio Tavares
. Santinho

 

2017

. Canasvieiras
. Réveillon em Jurerê

 


IMOBILIARIAS


. Armação
. Barra da Lagoa
. Cachoeira do Bom Jesus
. Campeche
. Canasvieiras
. Cacupé
. Centro da Cidade
. Daniela
. Florianopolis Selecionadas
. Jurere Internacional
. Lagoa da Conceição
. Praia Brava
. Praia dos Ingleses


CASAS

. Armação
. Barra da Lagoa
. Cachoeira do Bom Jesus
. Campeche
. Canasvieiras
. Florianopolis Selecionadas
. Jurere Internacional
. Lagoa da Conceição
. Lagoinha
. Morro das Pedras
. Pântano do Sul
. Ponta das Canas
. Praia dos Ingleses
. Praia Mole
. Rio Tavares
. Rio Vermelho
. Santinho

 

        

 





APARTAMENTOS

. Armação
. Barra da Lagoa
. Cachoeira do Bom Jesus
. Campeche
. Canasvieiras
. Centro da Cidade
. Florianopolis Selecionados
. Joaquina
. Jurere Internacional
. Lagoa da Conceição
. Lagoinha
. Praia Brava
. Lagoinha
. Pântano do Sul
. Ponta das Canas
. Praia Brava
. Praia dos Ingleses
. Praia Mole
. Rio Tavares
. Rio Vermelho
. Santinho


Praias & Bairros

. Abraão
. Agronomica
. Armação
. Barra da Lagoa
. Bom Abrigo
. Cachoeira do Bom Jesus
. Cacupé
. Campeche
. Canasvieiras
. Canto da Lagoa
. Centro da Cidade
. Coqueiros
. Costa da Lagoa
. Daniela
. Joaquina
. Jurere Internacional
. Lagoa da Conceição
. Lagoinha
. Morro das Pedras
. Pântano do Sul
. Ponta das Canas
. Porto da Lagoa
. Praia Brava
. Praia dos Ingleses
. Praia Mole
. Ribeirão da Ilha
. Rio Tavares
. Rio Vermelho
. Santinho
. Santo Antonio de Lisboa
. São José
. Barreiros

 

 





PRAIAS LITORAL SC

BALNEARIO CAMBORIU
. Hotéis
    - Frente ao Mar
    - Av Brasil
    - Transversais
    - Av Central
. Apartamentos ( Frente ao Mar )
. Pousadas

PRAIA DO ROSA
. Pousadas
. Casas de Praia & Cabanas
. Apartamentos de temporada

GAROPABA
. Hoteis
. Pousadas
. Apartamentos de temporada
. Casas de Praia & Cabanas

PRAIA DA FERRUGEM
. Pousadas
. Casas de Praia & Cabanas
. Apartamentos de temporada

IBIRAQUERA
. Pousadas
. Alugueis de temporada

GUARDA DO EMBAU
. Pousadas
. Aluguel de temporada

LAGUNA
. Hoteis
. Pousadas
. Aluguel de temporada

 

Aluguel de temporada e Hospedagem em Florianopolis SC

Compre online suas passagens de ônibus com a ClickBus

Direitos reservados ® Home / Florianópolis SC / Canasvieiras / Praia dos Ingleses / Barra da Lagoa / Cachoeira / Jurere Internacional /
NOTA : Sistema informativo baseado em dados de anunciantes ,  parceiros diversos  e pesquisas próprias feitas na web e atualizadas a todo momento pela nossa equipe .  Por favor leia atentamente nossos termos de uso e política de privacidade , para ter clara compreensão da utilização das informações contidas neste portal . Fica claro que o sistema informativo Viva Floripa , através deste o de qualquer outro portal de seu grupo NÃO tem vinculação comercial em nenhum negocio que possa ocorrer em virtude de contatos gerados através de nossas paginas . Nossa missão é PURAMENTE PUBLICITÁRIA . Os cadastros nas listas são gratuitos  e tentamos manter as informações atualizadas .... se bem , para isto sempre precisamos de sua ajuda : Aportes – Atualizações de cadastros , erros , inexatidões , sugestões são bem vindas e agradecidas .
Site Map / Politica de Privacidade / Termos de Uso / Fale Conosco / Publicidade